quinta-feira, 28 de maio de 2009

Alerta... Incêndio!

Num incidente ocorrido ontem com José Manuel Durão Barroso, no famoso edifício em forma de cruz, o Berlaymont, em Bruxelas, o Presidente da Comissão Europeia e mais de 2500 funcionários europeus foram evacuados muito depressinha da sede da Comissão Europeia, devido a um incêndio detectado ao fim da manhã, que não fez quaisquer vítimas e quase não provocou danos. O Presidente da Comissão Europeia acabara de dar início a mais um dos seus discursos no momento em que esta interrupção provocou a apressada, e aliviada, saída de todos os presentes e restante pessoal.

Segundo informações da Comissão Europeia e dos bombeiros, o fogo terá começado às 13h00 locais, numa “área técnica” e com muitos fios eléctricos, tendo-se propagado depois ao telhado e provocado muito fumo. Todos os ocupantes foram rapidamente evacuados, sem contratempos de maior. Depois de tocar o alarme, e com todo o treino a que já tinham sido submetidos, saíram tranquilamente do local, conforme foi confirmado por uma porta-voz de Durão Barroso.

A chegada de inúmeros carros de bombeiros e o fecho das ruas circundantes pela polícia acabaria por provocar o caos na zona, mas o incêndio foi controlado com relativa rapidez, não se tendo propagado a outros andares. Só ao final da tarde pôde Durão Barroso regressar, embora já não lhe tenha sido permitido reiniciar o discurso a que se dedicava intensamente no momento em que irrompeu o incêndio.

De facto, teme-se pela segurança de todo o edifício, depois das profundas mudanças a que o mesmo tinha sido sujeito em 1990, quando foi retirado todo o amianto anti-incêndio que havia sido usado na sua construção, na década de 1960. Julga-se, aliás, que eram ainda os efeitos radioactivos de tal substância que mantinham a situação sob controlo, impedindo os discursos do Presidente português da Comissão de incendiar cabos e resistências eléctricas no Berlaymont.

Decorrem já alguns estudos para verificar a viabilidade da solução proposta por alguns funcionários europeus de concretização das próximas comunicações de Durão Barroso em locais que necessitem de ser totalmente reconstruídos, ou então sob condições mais controladas, nomeadamente sem microfones e outra parafernália eléctrica ou electrónica.

Contudo, também há quem sugira que a presença próxima dos portugueses Rangel e Melo no Parlamento Europeu poderá, também aí, vir a provocar situações semelhantes. Em contrapartida, os defensores de Vital asseguram que este eurodeputado português servirá precisamente para acalmar tais receios e que o seu comportamento de panhonha e as suas alocuções amorfas contrabalançarão seguramente tais eventualidades.

Seja como for, as autoridades de Bruxelas estão já a preparar um kit de emergência para responder de imediato a situações deste género, com mangueiras potentes e extintores de enorme pressão, que anularão completamente a mais pequena faísca nos discursos dos portugueses. Além disso, os actuais candidatos a eurodeputados portugueses, bem como o futuramente reeleito Presidente da Comissão, ponderam contratar mais alguns assessores próximos, que terão como incumbência única apagar de imediato os fogos que eles possam vir a provocar!

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Carmina Burana - Ovar


Com inauguração no dia 6 de Junho, o Centro de Arte de Ovar lança-se nas programações com uma aposta de algum fôlego, a "Carmina Burana", interpretada pela Orquestra e Coro da Nova Oquestra Sinfónica de Lisboa.
Aguardamos e desejamos uma agenda plural, ecléctica e moderna, assim possam satisfazer-nos a vontade!

terça-feira, 26 de maio de 2009

A Maior Flor do Mundo

Quando pela primeira vez li o livro, fascinaram-me desde logo as ilustrações do conterrâneo João Caetano. A história pareceu-me de tal maneira simples que não a diria uma das fundas alegorias de José Saramago. Contudo, após algum tempo, ao reflectir sobre o comentário sentido de uma criança que dissera, "Que linda história!", pensei que muito mais deveria haver nela que eu não tinha ainda descoberto.
Regressei lá por mais de uma vez, e sempre senti a insatisfação pela falta de uma visão que eu julgava já ter perdido. Só outro dia, ao vê-la contada numa fantástica animação, da autoria de Juan Pablo Etcheverry (2006), me dei conta que a valiosíssima sabedoria desta história estava afinal na sua grandiosa simplicidade.
Para quem não leu, não viu, ou, como eu, não tinha percebido tudo, aqui fica a ligação a essa extraordinária e luminosa animação. Para ver com olhos de ler, e compreender, A Maior Flor do Mundo, contada pela voz do próprio escritor, José Saramago.

Notas breves, mas bonitas!

Notas muito breves, as que se ouvem com os Beirut, mas muito bonitas.
Para apreciar com um copo na mão, lentamente bebericado.

Elephant Gun

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Palavras para quê? São dois artistas portugueses, com certeza!

Ainda à espera...

A Ovarense continua à espera que Académica ou Benfica cheguem à final! A Académica está a fazer a vida difícil ao vencedor há muito anunciado da Liga de Basquetebol. Vamos lá a ver se não consegue mesmo fazer uma enorme gracinha.
Entretanto, tristeza imensa com a descida do Boavista à II Divisão... Aqueles miúdos em campo não mereciam o que lhes aconteceu. Mas o passado recente persegue o clube e não há dúvida que é preciso mão firme para o retirar do atoleiro onde caiu.
Noutros campos, a incrível subida da U. Leiria à Liga principal fez com que o meu velho amigo Tá não pudesse festejar a subida, que seria mais do que merecida depois de uma época inteira à frente da Liga de Honra. Mas lá chegará a sua hora.

sábado, 23 de maio de 2009

??? - Ovarense na Final do Basquetebol


Pois é... Já estamos na final da Liga de Basquetebol! Só falta sabermos quem será o adversário. Ontem, à noite, conseguimos bater o CAB por 3-0. Não houve grandes folguedos, até porque nisto de chegarmos à final não somos novatos!

Entretanto, também de assinalar, por ser inédito e bem merecido, um grande abraço à Bárbara, companheiras e equipa técnica por se terem sagrado campeãs nacionais de Cadetes Femininos. Que grandes meninas!

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Festim

Durante o Festim - Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo - virão a Ovar, certamente festejar a alegria do nosso Verão:

- Antonio Rivas y Sus Vallenatos, 5 de Junho
- Amsterdam Klezmer Band, 12 de Junho
- Hermeto Pascoal & Aline Morena, 19 de Junho
- Le Vent du Nord, 26 de Junho
- Manecas Costa, 17 de Julho

Com espectáculos sempre às 22:00, espalhados ora pelo novel Centro de Arte (pagantes), ora pelos jardins e praças da cidade (gratuitos), deverão surpreender, quanto mais não seja pela irreverência das propostas, distantes do habitual mainstream.

A curta amostra que se segue é dos Amsterdam Klezmer Band.


quarta-feira, 20 de maio de 2009

Factual e incisivo

Não me canso de o ler. Não consigo deixar de me maravilhar com a sua capacidade para dedicar alguma, ou muita, atenção às minudências da vida. Aliás, como poderia fazê-lo, quando ele está sempre atento e, com as suas habituais e incisivas mordacidade e perspicácia, repara no que mais ninguém viu!
Desta vez, além de não poder deixar passar ao lado o seu último e curto comentário, acho que ele se auto-caracterizou exemplarmente no primeiro parágrafo do dito, enquanto jornalista, escritor e ser humano.
Este meu tacanho comentário surge a propósito de Manuel Jorge Marmelo, digníssimo jornalista, ilustre escritor e simples autor do blogue "Teatro Anatómico". E refiro-me nesta situação, muito concretamente, a um facto fundamental para a história da humanidade que ele retrata sob o título, "1916, o ano que mudou a História", com a sua habitual ironia e precisão.
Para ler e pensar seriamente.

terça-feira, 19 de maio de 2009

OqueStrada na Tasca

Os OqueStrada apresentam-se hoje, no Tivoli, pelas 22:00.
Nem de propósito, o nome do álbum é "Tasca Beat", e era isso mesmo que me apetecia... Uma tasca bem rasca, com esta voz, este som e os laivos sugeridos das paisagens campestres em pano de fundo.
Os traços mediterrânicos são inconfundíveis e, já agora, só realçam o que de melhor temos em nós, essa capacidade da alegria irradiante que é capaz de partir da mais profunda tristeza e do negro que sempre trazemos na alma.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Pó de arroz

Não consigo deixar de cantarolar esta bela melodia...
O pior mal é de quem tem de me ouvir!

Queima(do)

No rescaldo (atrasado) da Queima das Fitas aqui fica uma foto ilustrativa da saudável irreverência académica!


domingo, 17 de maio de 2009

Um belo domingo!

É um belo domingo de triviais e necessárias banalidades!

Alindou-se o jardim, ouviram-se os trinados dos pardais, observaram-se os sobrevoos dos melros, perdeu-se algum tempo em considerações familiares socio-filosófico-pedagógicas em torno das habituais ninharias do quotidiano e a Ovarense acaba de ganhar ao CAB Madeira, colocando esta meia-final da Liga Portuguesa de Basquetebol profissional em 2-0 a nosso favor. Mais uma vitória e lá chegaremos à ansiada Final.
No próximo domingo, o futebol ovarense também poderá subir de divisão nos regionais. E, ainda por cima, o Boavista F.C. apenas precisa de ganhar ao S. C. Covilhã, também no próximo domingo, na última jornada da Liga de Honra, para não descer de divisão.
Bamos a isso cambada, para que o próximo também seja um belo e pachorrento domingo!

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Um casal clássico

Chegam de manhã, bem cedo. Ele é mais atrevido, o que até nem é habitual! Ela, mais contida, percorre o espaço atrás dele. Se não o soubesse, diria que eram um casal antigo. Demoram-se pouco. Aliás, a primeira visita é sempre um reconhecimento do local. Aproveitam para ver as vistas e perscrutar a presença de intrusos.

Da segunda vez, quase nem olham em volta. Têm a segurança da experiência anterior e não dão confiança a nada do que os rodeia. Senhores de todo o espaço, sabem que ninguém os repreenderá.

Assemelham-se um ao outro nos gestos e até nos comportamentos. Não há como enganar, são mesmo um casal clássico. Nas danças e contradanças, fazem bailaricos com um sentido próprio. Muito frequentemente esquecem-se do sítio onde estão e de quem os possa ver. Não são exuberantes, mas não deixam de se mostrar. Talvez gostem de ser o centro das atenções.

De repente partem. Não lançam aviso, não fazem alarido. À saída, nem se dignam cumprimentar quem os viu chegar ou vê partir. Mas aqui, normalmente, é ela que lidera. Como sempre, e também nos casais clássicos... A desconfiança é feminina.

Voltam mais vezes e nem sempre se demoram muito. Ao longo do dia, os horários vão-se modificando. E os tempos de ida e vinda também. É evidente que a meteorologia faz toda a diferença. Nos dias de chuva andam menos por ali. Pois claro. São um casal, mas não são completamente tolos.

Um dia, desempoeirado e garboso, ele empertigou-se. Afrountou-a de peito aberto. Ela recuou alguns passos. Ele perseguiu-a. Temi o pior. Acabaram por se esconder no meio dos arbustos. Quando voltaram ele parecia algo descomposto. Ela não. Mais esbelta. Mais segura de si. Partiram pouco depois, a toda a pressa. E passaram o dia naquilo. Ora vinham, ora iam.

Ele nunca deixa os tons de preto. Assentam-lhe bem. Tornam-no elegante. O destaque é conseguido num ou noutro pormenor. Às vezes pelo simples reflexo da luz. Outras, por um detalhe notório. Ela, mais discreta, por vezes confunde-se com a paisagem. O castanho acinzentado é a sua cor preferida, quase única. Feminina e submissa, deixa-o destacar-se. Ele que brilhe mais...

À noitinha vão-se e parecem não voltar mais. Devem ter um lar acolhedor algures, perto. Certamente que ela terá mais tarefas domésticas do que ele, porque ele anda por fora até mais tarde. Às vezes vejo-o sozinho, por aí. Espero que um dia tragam os filhos. Como qualquer casal clássico!

São o casal de melros que todos os dias visita o meu jardim!

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Poços ou Fossas

Eu não julgava possível, mas é mesmo! Só depois de ter passado por uma situação semelhante, a propósito de um poço/furo artesiano, é que percebi que isto era totalmente verdade... Vejam só, e oiçam, o que o nosso estado simplex é capaz de fazer para ajudar os cidadãos que o compõem.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Orgias da vergonha!

Ao ouvir o senhor que se segue, dei por mim a ponderar que se trocássemos por referências portuguesas as indicações geográficas sobre o Brasil e os locais de viagem dos visados, e também os nomes dos impostos mencionados, talvez pudéssemos adaptar a indignação dele à situação e ao comportamento geral dos nossos políticos!
Além disso, ocorre-me que a palavra final usada por Luís Carlos Prates - safados! - se calhar é pouco incisiva e talvez merecesse uma expressão mais portuguesa. Contudo, gostaria de deixar ao vosso cuidado a escolha da palavra ou palavras mais adequadas a essa classificação... Que tal enviarem-nas para os comentários?!

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Aos meus amigos!

Parecem todos, homens e objectos, tão velhos e gastos, que a crise deverá ter passado por aqui...
Mas as vibrações fantásticas desta música e a alegria das pessoas compensam tudo.
Esta sim, é música feita a sério, sem subterfúgios e clips assépticos. Só tenho pena de não estar ao lado deles, a ouvi-la em directo, com uma cervejola na mão.


Contradições

Num fim-de-semana louco, em que no Caixa Dragão incentivei o Porto para que vencesse o Benfica (sim!?!?), à distância torci pela vitória da Ovarense no Barreiro (claro!!!) e do Dragão esperei a vitória sobre o Nacional (pois!!), alguns dirão que a minha insanidade atingiu o seu pico. A mim já só me apetece chorar....


La Llorona

Ever away from seeing more than life
The morning lies miles away from the night
No man ever could steal her heart

But

With bright gold coins I’ll take my shot
And all it takes to fall
If you don’t walk, might as well crawl

All it takes to fall
What a quiet world after all
Of the things that you guessed will come
What a moment it was after all.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Salários reduzidos

O governo, ao que parece, terá definido um conjunto de algumas regras para as instituições financeiras que recorrerem ao pacote de quatro mil milhões de Euros para recapitalização. Entre essas regras estará a redução para metade das remunerações dos administradores, por comparação com os valores que "deverão" (e é bom que não deixem de reparar nas aspas que coloquei na palavra anterior, porque os valores reais talvez tenham sido outros...) ter recebido em 2007 e 2008.
Para além disso, os bancos serão obrigados a manter os empregos e os créditos à economia (pena que a economia seja uma entidade que não pede créditos, só as empresas e os particulares é que o fazem!), a reforçar as práticas de pedagogia financeira (seja lá isso o que for, em especial quando se tratar de vender mais alguns fundos aos clientes!), de transparência nas remunerações dos titulares dos órgãos de administração e fiscalização (pois, pois... e o Pai Natal vem no comboio-circo, o coelhinho da Páscoa põe ovos, etc.!) e de observância de bom governo societário (está é que é... como ninguém percebe, até passa por uma boa medida).
Não sei porquê, mas cheira-me que os altos quadros de algumas instituições financeiras deixarão de estar interessados em recorrer ao referido pacote, por receio que alguém lhes vá ao bolso!
Depois não se queixem se algum adversário do Manuel Pinho apresentar um destes slogans publicitários nacionais:
"Lava mais branco, nas offshores"
"Novas Oportunidades! Aprender a ganhar mais compensa!"
"Quentes e boas... na minha carteira!"

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Crescimento económico

Num espantoso exercício de inovação, o Ministro Manuel Pinho desencadeou mais uma revolução na economia portuguesa. A promoção das marcas nacionais (ou outras, até porque, já agora, poderá abalançar-se ao marketing internacional!) está nas suas mãos e "bocas". Sem ele nunca seríamos capazes de sair do fosso em que nos enfiaram, mas agora é que vai ser.
Vamos a isto, Portugal! Vamos lá a comer Maizena para sermos maiores. E quanto aos nossos vizinhos que tenham cuidado, porque um dia destes, de tanto crescermos, ainda ocupamos o espaço de Espanha. Não tarda até ocupamos espaço suficiente para arrecadar os arquipélagos e incorporá-los no território continental. Bye, bye Alberto João!

(Hilariante é a versão do Manuel Jorge Marmelo... aqui).

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Peregrinos

A saga da retrospectiva, em flash-back, das peregrinações em bicicleta até Santiago de Compostela, do António Brandão e do Miguel Resende continua aqui, com o Caminho Francês, de 2006, e o Caminho Português, de 2005 - quando tudo começou e em que os participantes ainda eram 4!
Depois disso, o número diminuiu para os actuais 2 peregrinos e assim deverá continuar. Os planos para o Caminho deste ano estão em curso - ainda que no segredo das confissões peregrinas entre ambos - e provavelmente teremos novos desenvolvimentos e nova sequência de imagens daqui a algum tempo.
Até lá, fiquemo-nos pelos caminhos já trilhados e façamos contas aos quilómetros que eles percorreram... São mesmo muitos! Mais do que eles certamente pensavam a princípio.

Aquele abraço, a ambos.

2006 - O Caminho Francês



2005 - O Caminho Português

terça-feira, 5 de maio de 2009

The VocaPeople



(Graças à Ninita!)

Tristezinha

Não gosto de discutir contigo, magoa-me
Saio destas questiúnculas mais entristecido
Logo esta semana, que tudo tinha começado tão bem
Sabes que não deveria ser assim, mas rápido esqueces lições do passado.

Um novo recomeço será sempre retomar o passo depois de um tropeção.
Leva tempo, custa emoção, implica reganhar confiança
Estas brisas desgostosas são perdas na vida
Não gosto de discutir contigo, magoa-me

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Início de semana

Depois do 2-0 com que a Ovarense brinda o Barreirense, de saber que o Porto conseguiu bater o pé à equipa que desde o início da época era anunciada como invencível e campeã antecipada, nada melhor do que uma grande música para iniciar a semana.


3055, de Olafur Arnalds, com uma animação fantástica de Marc Böttler.

sábado, 2 de maio de 2009

Ovarense - Barreirense

Começam hoje os Play off da Liga Profissional de Basquetebol.
Como seria de esperar, a minha Ovarense lá está. Desta feita, começamos pelo Barreirense, hoje às 17:00, na Arena Dolce Vita. Amanhã, 2º jogo, com o mesmo Barreirense, às 16:00. Que o começo seja auspicioso, para conseguirmos chegar à Final. Depois se verá...

Força Ovarense!

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Rui Ventura - Sr. Arquitecto

O Exmo. Sr. Arquitecto Rui Ventura normalmente não debita conhecimentos e informação de uma maneira tão séria e formal... Talvez tenha sido a presença da Sónia Borges que ditou tal comportamento, ou então a vontade de se mostrar muito digno do projecto que aqui apresenta.
É certo que, arquitectonicamente falando, o Rui é um autor diferente, não se encaixando em muitos dos “sistemas” habituais. Mas parece caminhar para encontrar o seu papel principal, com a elegância clássica que o caracteriza e um estilo que procura fazer unicamente seu. Um cruzamento entre, não sei muito bem, mas talvez o Mário Ellie e o Siza Vieira, com laivos de marca própria.
Isso, mais aquele jeito que é só dele, deve chegar e sobrar para se impor sem margem para dúvidas, ou, como ele diria no básquete, "sem espinhas"!