terça-feira, 26 de maio de 2009

A Maior Flor do Mundo

Quando pela primeira vez li o livro, fascinaram-me desde logo as ilustrações do conterrâneo João Caetano. A história pareceu-me de tal maneira simples que não a diria uma das fundas alegorias de José Saramago. Contudo, após algum tempo, ao reflectir sobre o comentário sentido de uma criança que dissera, "Que linda história!", pensei que muito mais deveria haver nela que eu não tinha ainda descoberto.
Regressei lá por mais de uma vez, e sempre senti a insatisfação pela falta de uma visão que eu julgava já ter perdido. Só outro dia, ao vê-la contada numa fantástica animação, da autoria de Juan Pablo Etcheverry (2006), me dei conta que a valiosíssima sabedoria desta história estava afinal na sua grandiosa simplicidade.
Para quem não leu, não viu, ou, como eu, não tinha percebido tudo, aqui fica a ligação a essa extraordinária e luminosa animação. Para ver com olhos de ler, e compreender, A Maior Flor do Mundo, contada pela voz do próprio escritor, José Saramago.

2 comentários:

Nocturna disse...

Caro Jorge,
Das diversas visitas que faço pelo teu blog, já algumas vezes cheguei à conclusão que temos alguns gostos em comum.
Agora descubro que também gostas de "A Maior Flor do Mundo".É um belo livro para jovens( e adultos , acrescento eu), com umas belíssimas ilustrações de João Caetano, que ganhou nesse ano com esse livro o Prémio Nacional de Ilustração.
Também conheço a versão animada, cheguei a ter o CD e ofereci-o a uma criança da família.
Um grande abraço
Nocturna

Desafinado disse...

Mais uma vez uma excelente peça de divulgação.
É de facto uma excelente história, e apreciada desta forma, ainda ganha mais "vida".
Abraço