segunda-feira, 6 de abril de 2009

Rinite futebolística...

No início de Primavera, como é habitual na minha vida física, ataca-me uma rinite alérgica que provoca espirros profundos, fungares vários e dificuldades imensas em cheirar os odores mais maviosos dos jardins e das cozinhas - sim, porque às vias nasais congestionadas dá-lhes para isto, de estragarem prazeres tão simples!
Ontem, estava a ser um dia assim, ainda que tivesse melhorado gradualmente, até quase se atenuar por completo ao princípio da noite. Parecia-me possível voltar a sentir-me humano, contente com a vida e com o mundo. As vias nasais congestionadas começavam a dar-me algum descanso e permitiam-me fruir de todas essas coisinhas saborosas e olorosas da vida.
Estava então eu nestes considerandos morfo-físicos, e dedicava-me sobretudo a apreciar um bom vinho e um excelente presunto Pata Negra, quando ouvi, bem ao fundo da sala, - sim, porque isto das vias nasais congestionadas também afecta fortemente a audição, e a minha sala não é assim tão grande! - um locutor na televisão pronunciar um sonoro "Penalty".
Por entre algumas lágrimas que me perturbavam a visão - ah, sim, porque isto das vias nasais congestionadas também afecta a... pois é, já sabem! - apercebi-me que seria uma grande penalidade favorável ao Benfica.

Logo receei por mais uma semana de considerações filosóficas em prol do bem universal que seria o Benfica ganhar alguma coisa e as respostas contrárias, com ameaças diversas à integridade física do árbitro e à moral da mãe do referido senhor.

Enlevei-me na ilusão de que a crise passaria novamente a segundo plano, e de que o caso Freeport, e todos os outros da nossa justiça em marcha-atrás, deixariam de ter espaço nas notícias.

Pensei que o Rui Santos teria a oportunidade de lançar mais uma campanha pró-enriquecimento-do-Balsemão.

Imaginei - sacrílego - que desta vez ninguém ouviria sequer o Bispo de Viseu quando sua eminência dissesse que estava a pensar que a Igreja Católica deveria ponderar muito seriamente na ideia do casamento dos padres!

Contudo, ainda não me recompusera da primeira situação em que Cardoso disparara contra uma efígie do Quique que ele imaginava colada às redes da baliza, e daquela benfazeja doação dos deuses ao SLB, e já o locutor gritava de novo - desta vez pareceu-me até mais alto, certamente porque a situação das minhas vias nasais congestionadas estava melhor - "Penalty".

Assustei-me, julguei que alucinações várias tomavam conta de mim. Deveria ser a combinação alternada dos comprimidos com o vinho, ou então uma qualquer zoeira interna que se manifestava daquela estranha forma.
Mas não, era de novo o zeloso árbitro, dedicado à causa da bondade para com a nação benfiquista, que marcara nova penalidade. Desta vez, Cardoso foi mais suave e disse (mentalmente) ao Quique, perdão ao Nélson: "Toma lá, vai buscar ao outro lado, que é para saberes como eu sou bom!" - e marcou novo golo, lançando em polvorosa as massas imensas de vermelho por todo o país. É claro que os adeptos do SLB não estavam no estádio do Amadora, até porque isso de ir dar dinheiro a clubes em dificuldades não está de modas, e só convém encher o próprio estádio para ver grandes espectáculos como este!

Passou-se mais algum tempo e o comentador Carlos Manuel, na televisão, lá ia dizendo: "O Benfica está a pôr-se a jeito". Não percebi muito bem o que ele queria dizer, mas assemelhava-se, de alguma forma, à imagem que eu tinha da Alemanha na Segunda Guerra Mundial, ou então aos "quartos traseiros da Scheila Carvalho" (obrigado pela eloquência sublime de Francisco José Viegas e Manuel Jorge Marmelo!).

O que é verdade é que se ouviu novamente "Penalty". Desta vez não aguentei mais e saí disparado para a casa de banho, em busca de cotonetes eficazes que me extraíssem dos ouvidos quaisquer efeitos de um eco retardado.
Todavia, assim que regressei à sala, confirmaram-me que tinha sido marcado um golo ao SLB. Não por causa do primeiro "Penalty" que eu ouvira - apesar de ter sido, de facto, de grande penalidade - mas por um outro "Penalty", que tinha sido cometido, logo de seguida, e assinalado pelo já mais do que zelador árbitro.
Por mim, fiquei bem mais descansado. Afinal não estava assim tão mal das vias nasais congestionadas, pois tinha ouvido bem o grito de "Penalty", e o pobre árbitro também não sofria nas vistas do mesmo mal que eu - pois, aquilo das vias nasais congestionadas...

Estávamos portanto nisto de um grande jogo de futebol para as massas adeptas encarnadas quando, depois do intervalo do jogo, as minhas vias nasais congestionadas voltaram a fazer das suas e martirizaram-me com uma enxurrada descontrolada de lágrimas durante 45 minutos!
Quanto mais os jogadores de vermelho corriam atrás da bola e chutavam descontroladamente a dita para qualquer sítio - provavelmente para satisfazerem a necessidade de acertar nalguma baliza situada fora do estádio da Reboleira, ou então para que ela voasse até à Luz - mais eu derramava lágrimas.

O Quim, coitado, estava sinceramente atrapalhado no meio de um episódio da série "Perdidos", em busca dos companheiros:
- Uns desaparecidos - alguém viu onde estavam o Aimar ou o Nuno Gomes?
- Outros desaustinados - o Katsouranis, o Vítor, o Maxi, ou o Luís queriam derrubar tudo o que lhes aparecia pela frente, até os postes de iluminação do estádio do Estrela!
- E outros ainda, cansados - na verdade, todos os vermelhos davam ares de estarem demasiado fatigados, de tal maneira que até parecia que o SLB é que não treinara durante as últimas semanas, ou então que muitos dos seus briosos profissionais tinham passado vários dias nas respectivas selecções nacionais em grandes movimentações!

Mais lágrimas eu derramava. Sem parar... Lágrimas e lágrimas que até me impediam de ver.
Apenas conseguia ouvir, ao longe, ainda e sempre, a voz do Carlos Manuel: "Está a pôr-se a jeito!"; "Está a pôr-se a jeito!"

Desisti de continuar na sala. Desandei até ao jardim e tentei captar o odor da relva.
Afinal as vias nasais congestionadas pareciam já estar melhor e já não se ouvia o locutor dos "Penalties", nem o Carlos Manuel...
Só restava aquela bela imagem da Scheila Carvalho!

2 comentários:

Jorge A. S. disse...

Foi com prazer que recebi o convite para partilhar as agruras mas também as vantagens da tua rinite. Temos de ser solidários pois então. Como padeço do mesmo mal acho que te compreendo...embora as minhas lágrimas tenham outra origem.

Gostei do que li. Ler português de lei nos tempos que correm ainda para mais com ideias por trás é sempre refrescante. Já foste parar ao meu agregador de feeds.

Se estiveres pr'aí virado aparece no meu estaminé. Para além dalguns textos que "cometo" de quando em vez, encontrarás fragmentos e vestígios do génio alheio que me ajudam a aguentar esta corrida de obstáculos a que chamam vida...

Abraço.

FFA disse...

Amigo,



Já não há fruta que nos valha…

Se queres um conselho, inicia já uma “contra-petição" a favor da protecção dos ditos quartos da Scheila do olhar guloso e sábio do Rui Santos, caso contrário lá se vai a poesia da coisa, e o homem ainda começa a falar sobre o futebol total, técnico-táctico-científico, acabando por defender a adopção do célebre microchip, vídeos e coisas afins…


P.S. Temo pela tua rinite. Desculpa o atraso no post, mas uma semana de diferença não adianta muito à maneira de jogar do glorioso. Entre o Brio e a Glória, ou vitória, a Briosa é quem mais ordena... na Luz, neste momento...