terça-feira, 30 de junho de 2009

Em viagem

Os sons entremisturam-se. São súbitos e repentinos arrepios de voz que trazem lembranças de estranhas combinações. Arames que separam distâncias e limites.
Casas rústicas. Impressões do campo, esbatidas pela onda de calor que grassa no exterior.
Em redor, os computadores são usados sem critério, à solta nas suas teclas gastas. Ligações e sítios sem passado, vivem no presente e prometem o futuro.

Mundo Cão, em Ovar, dia 3 de Julho, no Centro de Arte.


sábado, 27 de junho de 2009

Partida

Deslizando a mais de cem quilómetros por hora, parte das nuvens e percorre campos indistintos. Árvores à velocidade de uma janela, esquecidas logo após uma curva. Pedras redondas e brancas, encobertas por ervas daninhas. Vinhas que se escondem entre as árvores. Arbustos que se sobrepõem à relva. Corpos deslizantes de formas elegantes. Marés de ondas desfeitas que vazaram neste cometa imparável.
Ondulações de música indiana no ar... Reverberações de civilizações antigas!

Kajra Re


quarta-feira, 24 de junho de 2009

Noitada de S. João

A noitada não foi longa, mas valeu bem a pena. Depois do regresso (após um ano de interregno) à sardinhada com o fogareiro diligentemente aceso e ao fogoso verde de Felgueiras, a conversa seguiu animada e dispersa, como convém.
Os múltiplos olhares e assuntos cruzados são sempre sinónimo de alegria e diversão. Nunca como aqui se nota que uma família é feita de tantas vontades e atenções, algumas mais entranhadas do que outras.
No seguimento, em busca da festa popular e dos encontrões, passou-se pela "Música na Casa" (da Música) e felizmente ainda por lá estavam os GNR, com um Rui Reininho atinado, como não é costume!
Momentos embriagantes de pop pura, com cantares sentidos e animação a rodos. Muitos e muitos martelinhos (e martelões) no ar pontuavam o que seriam as palmas finais para cada música. Mas os martelos entoavam também assobios e ruidosas batidas a compasso nos coros da multidão, que repetia entusiasmada os inúmeros sucessos bem conhecidos destes homens do Norte, como a "Tirana" que aqui fica.
Os odores da bela noite, sem orvalhadas mais incómodas, espalhavam-se por toda a cidade e os balões lá iam subindo nos ares, esvaziando-se de sentido no escuro, enquanto subiam alto e desapareciam.
Que bonito foi o S. João.





terça-feira, 23 de junho de 2009

Espectáculos no Centro de Arte de Ovar

Nos próximos dias, dois espectáculos a não perder no Centro de Arte de Ovar:
- No dia 26 de Junho, no âmbito do Festim, Le Vent du Nord, do Quebeque, Canadá;
- E, no dia 28 de Junho, o grande Manel Cruz, com o novíssimo projecto Foge, Foge Bandido, apresenta "Dá-me Tesão / Não Fui Eu que Estraguei".

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Prémio Lemniscata!

É com imenso orgulho que anuncio ter ganho novo prémio no Euromilhões!
Desta vez, foi a vertiginosa, desafiante ou caprichosa Teresa Sá-Couto, do blogue ComLivros-Teresa, que atribuiu a este meu espacinho, BabeldoJorge, o Prémio Lemniscata.
O selo deste prémio foi criado a pensar nos blogues que demonstram talento, seja nas artes, nas letras, nas ciências, na poesia ou em qualquer outra área e que, com isso, enriquecem a blogosfera e a vida dos seus leitores.

Lemniscata: curva geométrica com a forma semelhante à de um 8; lugar geométrico dos pontos tais que o produto das distâncias a dois pontos fixos é constante.

Lemniscato: ornado de fitas; do grego lemniskos, do latim, lemniscu; fita que pendia das coroas de louro destinadas aos vencedores. (in Dicionário da Língua Portuguesa, Porto Editora)

É de salientar que o símbolo do infinito é um 8 deitado, muito semelhante a esta fita, sem interior ou exterior, tal como o anel de Möbius, que pode percorrer-se infinitamente.

De acordo com as regras, aqui vão os meus digníssimos escolhidos para receberem o Prémio Lemniscata:

Margarida, com Noivado do Sepulcro
Nocturna, com Perdida na Noite
Teresa, com ComLivros-Teresa
Joana, com Dobra dos Olhos
Jorge, com Signa / / Verba
Jorge, com Rua da Castela
Pedro, com Irmão Lúcia

O Euromilhões já cá canta!

Acreditei que tinha ganho o Euromilhões das televisões. De tal modo acreditei que fui logo conferir o boletim que tinha preenchido.
A realidade afinal não me enganou e o meu breve delírio foi prontamente desmistificado. Zero dinheiros!
Uns números aleatoriamente dispersos e escolhidos no rectângulo de papel demonstravam assim que não será o jogo a fazer a minha felicidade terrena.
Mas, repentinamente, proveniente do espaço sideral, surgiu na minha caixa de correio das mensagens electrónicas uma que equivalia ao prémio de uma vida inteira. Nessa mensagem a Ângela assinalava a indelével marca positiva que eu teria deixado na sua vida enquanto minha aluna há alguns anos. Nessa mensagem eu era um dos felizes contemplados com o mais valioso prémio de todos os Euromilhões.

Aqui fica o vídeo (já agora, extremamente premonitório da minha situação futura) que a Ângela me enviou, e a sua frase final: "(Não é graxa... a minha avaliação e classificação final foram já atribuídas há uns anos largos e as reclamações já prescreveram!!!!)".

Um sincero e sentido obrigado, Ângela.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Mayra Andrade - Tunuca

Um som gitano, mestiçado de fado e soul, na voz crioula de Mayra Andrade é envolvente e arrebatador... como ela!

Hermeto Pascoal no Festim

Hermeto Pascoal regressa a Portugal para três concertos no Festim - festival intermunicipal de músicas do mundo - onde é uma das principais cabeças de cartaz. Em duo, pela primeira vez no nosso país, com Aline Morena, estará amanhã em Ovar, pelas 22:00, no Centro de Arte.
Aqui fica o som de ambos...


quarta-feira, 17 de junho de 2009

Burguesinha

"Burguesinha", porquê?
Sei lá, apeteceu-me...
Se calhar é por ser Seu Jorge!




Vai no cabeleireiro
No esteticista
Malha o dia inteiro
Pinta de artista

Saca dinheiro
Vai de motorista
Com seu carro esporte
Vai zoar na pista

Final de semana
Na casa de praia
Só gastando grana
Na maior gandaia

Vai pra balada
Dança bate estaca
Com a sua tribo
Até de madrugada

Burguesinha, burguesinha
Burguesinha, burguesinha
Burguesinha
Só no filé
Burguesinha, burguesinha
Burguesinha, burguesinha
Burguesinha
Tem o que quer
Burguesinha, burguesinha
Burguesinha, burguesinha
Burguesinha
Do croissant
Burguesinha, burguesinha
Burguesinha, burguesinha
Burguesinha
Suquinho de maçã

terça-feira, 16 de junho de 2009

valter hugo mãe no governo!!

«meio bicho e fogo» é o primeiro tema do projecto musical governo, numa composição de Miguel Pedro (fundador dos Mão Morta e Mundo Cão) e letra de valter hugo mãe.
Os governo são António Rafael (também dos Mão Morta) nas teclas, Henrique Fernandes no contrabaixo, Miguel Pedro na percussão e valter hugo mãe na voz. A animação do vídeo abaixo é da autoria de Esgar Acelerado, com desenhos de Sara Macedo e do próprio Esgar.
«meio bicho e fogo» é o tema com que os governo participam na compilação «Novos Talentos FNAC 2009». Para comprar e divulgar...

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Insistência

Insiste, insiste, insiste... Camera Obscura, com "My Maudlin Career".



You kissed me on the forehead
Now this kiss is giving me a concussion
We were love at first sight
Now it's crush
It's crushing
Now choose two stops through the city though
I'm lost easily
I took to the desert but my heart just whines
and deceive me

Now we're in love again
And you're wherevers
I'm not a child I know
We're not going steady

You're pain's gigantic
but it's not as big as your ego
Promise not to abandon you,
please let me go

Now I've been hurting your feelings
Yeah they were worth protecting
They say I'm too kind and sentimental
Like you could catch affection

Oh in your eyes there's a sadness
Enough to kill the both of us
Are those eyes overrated?
They make me want to give up on love

I'll brace myself for the holiness
Say hello to feelings that I detest

This maudlin career has come to an end
I don't want to be sad again
This maudlin career has come to an end
I don't want to be sad again

This maudlin career has come to an end
I don't want to be sad again
This maudlin career has come to an end
I don't want to be sad again

Agenda

Curiosamente, a agenda da revista Pública, deste fim-de-semana, trazia duas referências musicais a temas que já passaram neste blogue:
Será antevisão ou simples bom gosto?

sexta-feira, 12 de junho de 2009

"Take a Walk"

Por vezes, a sensação de que tudo o que nos rodeia é superior às nossas forças sobrepõe-se e impõe-se. Passa tudo para segundo plano. O momento é irrecuperável e escapam-se das nossas mãos os grampos que nos prendiam ao penhasco. A queda é inevitável e faz ressurgir o apelo incantatório de Lou Reed, Take a Walk on the Wild Side.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Imaginação!

O colectivo criativo The Glue Society imaginou como seria a Terra se o Google Earth existisse na época em que decorreram as histórias escritas na Bíblia. A imagem fictícia abaixo retrata o momento em que Moisés terá separado as águas do mar Vermelho de modo a permitir a fuga do povo hebreu do Egipto para a Palestina.
Será que aceitam ideias para o momento da criação de algumas cenas da nossa história de Portugal? Seria bem interessante observar as aproximações de D. Afonso Henriques às cidades que conquistou. Ou, melhor ainda, ver a distribuição populacional antes da preparação para a construção do futuro aeroporto - o "deserto" do Mário Lino - ou a topografia do trajecto do futuro TGV!


segunda-feira, 8 de junho de 2009

Ressaca pós-eleitoral

Nada melhor para curar a ressaca das ridículas vitórias que os diversos partidos se vangloriaram de ter obtido em Portugal, nas Eleições Europeias de ontem, 7 de Junho, do que ponderarem seriamente nos motivos que terão levado tantas pessoas a não votarem (63,14%), a votarem em branco (4,63%), ou nulo (2,00%).
Porque se pensarem seriamente que, no total, 69,77% dos portugueses pura e simplesmente não se mostraram interessados em votar nestes políticos ou, ao fazê-lo, demonstraram insatisfação com as propostas que lhes tinham sido apresentadas, talvez esses senhores pudessem rever prioridades e modificar aquilo que dizem andar a fazer pelo povo... que todos juram a pés juntos representar!
Recordo, bem a propósito, o apelo de "E o povo, Pá?".


domingo, 7 de junho de 2009

Abúlico, melancólico e bucólico

Fim-de-semana abúlico, melancólico e bucólico.
A Ovarense acabou derrotada, sem grande honra e com pouca glória, pelo campeão que se adivinhava desde o início.
As Festas da Flor e do Doce têm sido prejudicadas pelos arreliadores chuva e vento.
A Feira do Livro no Porto também.
O Centro de Arte de Ovar lá terá arrancado com a programação prevista.
Música a condizer com tudo isto... Land of Anaka, de Geoffrey Oryema!


quinta-feira, 4 de junho de 2009

Motivação

Quando a táctica é conhecida e os jogadores sabem de cor os movimentos do adversário, o que poderá fazer a diferença? Ao que parece, os jogadores do Barcelona dedicaram sete minutos antes do jogo a observar o vídeo abaixo. Recordaram movimentações, relembraram aproximações e, sobretudo, ganharam um ânimo especial. A mensagem subliminar, a música e a grandiosidade do que os poderia esperar estavam ali. O talento já eles tinham de sobra. Só faltava que o empenho extra resultante da motivação viesse ao de cima.
E foi isso mesmo que aconteceu!


quarta-feira, 3 de junho de 2009

Centro de Arte de Ovar

É já hoje a pré-inauguração do Centro de Arte de Ovar, com os Toques do Caramulo. Fica aqui uma pequena amostra da banda.

terça-feira, 2 de junho de 2009

O Apocalipse do Valter

Olha, olha... O Apocalipse dos Trabalhadores, do Valter Hugo Mãe!
Ler Mais este livro é, sem dúvida, Ler Melhor em português.


Somos tão pequeninos...

Como diria uma conhecida voz, "Vale a pena pensar nisto":
Apesar de algumas pessoas fazerem todos os possíveis para se porem em bicos de pés, somos tão pequeninos...

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Reinício

Depois do sepulcral e ensurdecedor silêncio dos últimos três dias, com o lamento pela primeira derrota da Ovarense já na final, o reinício de uma semana revigorada pelas fabulásticas vistas do fim-de-semana - Varekai (inigualável), Tejo em fogo (único) e peixe-lua (belo)...

Som novo dos Camera Obscura, "French Navy", dos ambientes infindos de Glasgow, sobre o pano de fundo de Paris e Roma.